Nota do movimento Xingu Vivo e do movimento Munduruku Ipereg Ayu sobre o massacre de Caarapo

Em Movimento Xingu Vivo Para Sempre

O movimento Xingu Vivo para Sempre e o Movimento Munduruku Ipereg Ayu, movimentos que lutam contra a destruição dos povos, da floresta e dos rios da Amazônia, vêm através desta nota repudiar veementemente a covarde ação paramilitar realizada ontem, 14/06, no Mato Grosso do Sul, por fazendeiros representantes do agronegócio, contra o povo guarani- kaiowá.

Dezenas de veículos tipo pick-up, lotados de homens fortemente armados, invadiram o tekohá Tey Jusu, na região de Caarapó, atirando contra as famílias indígenas e assassinando Clodiode Aquileu Rodrigues de Sousa Guarani-kaiowá, 26 anos, agente de saúde e liderança indígena, além de ferirem a tiros ao menos seis pessoas, inclusive uma criança de doze anos, baleada no abdômen.

Responsabilizamos o Estado brasileiro, materializado nos poderes executivo, legislativo e judiciário, por mais este crime premeditado, verdadeira ação de genocídio que há muitos anos vem sendo cometido contra os povos indígenas, e em especial os guarani-kaiowá.

Exigimos a apuração de mais essa barbárie e reafirmamos que sempre estaremos ao lado dos povos indígenas do Brasil, os verdadeiros defensores da vida.

Acreditamos que os povos indígenas são os únicos que, com o seu conhecimento e sabedoria ancestrais, podem nos indicar o caminho para a superação dos graves problemas socioambientais, culturais, políticos e éticos que atualmente vivemos nesse país.

Viva os povos indígenas do Brasil

Viva o povo Guarani-Kaiowá

Altamira e Jacareaganga/PA, 15 de junho de 2016

Movimento Munduruku Ipereg Ayu

Movimento Xingu Vivo Para Sempre

Imagem: Foto é do filho de Oziel Gabriel, assassinado no dia 30/05/2013 na reintegração de posse da Fazenda Buriti.

Comments (3)

  1. O Brasil está cego. Os governos, a justiça…todos estão se fazendo de cegos, surdos e mudos. Faz muito tempos que venho observando tantas atrocidades contra os povos INDÍGENAS, e sem respostas, sem alento… As grandes mídias fazem questão de não noticiar os casos de absurdos e grandes sofrimentos que vem sofrendo os POVOS INDÍGENAS. São expulsos de suas terras, assassinados, destruição de suas aldeias…e quando as revindicam… são massacrados. Mas, sabe porque os governos não fazem nada para punir os assassinos!? Porque eles são os primeiros das listas, onde possuem grandes extensões de terras… estas, muitas grilhadas. Nós ambientalistas, pedimos justiças. Iremos denunciá-lo sempre e cobrar dos governos e da justiça brasileira, resposta e punição aos seus assassinos. Este, não será mais um caso de genocídios que ficará impune.

  2. A foto na matéria do Região News está equivocada. Essa foto é do filho do Oziel Gabriel, morto no dia 30/05/2013 na reintegração de posse da Fazenda Buriti.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezenove − treze =