“A mobilização para as eleições de 2026 é parte fundamental para enfrentamento desse pacto nefasto, a ameaça fascista e para retomar os direitos sociais e humanos já conquistados pela população brasileira e avançar na justiça socioambiental.“
O 3º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente (3º SIBSA), reunido em Cuiabá, Mato Grosso, entre 27 e 29 de maio de 2026, teve como tema central “A luta da Saúde Coletiva frente ao colapso ecológico: soberania, justiça e conhecimento para a transformação”. A escolha de Cuiabá não é acidental: Mato Grosso abriga três dos seis biomas brasileiros, Amazônia, Cerrado e Pantanal, e condensa, em seu território, as contradições mais agudas do modelo hegemônico de desenvolvimento, marcado por conflitos fundiários, práticas laborais predatórias e lutas territoriais de seus povos. O evento reuniu 619 participantes entre pesquisadoras/es, profissionais de saúde, estudantes, com forte representação de lideranças comunitárias, indígenas, quilombolas, ciganos, camponeses, das águas, das florestas e das cidades, reafirmando o compromisso da Abrasco com o diálogo entre saberes acadêmicos, populares e ancestrais como prática científica e política. Os participantes oriundos dos movimentos sociais corresponderam a 36% do total, demonstrando que foi atingido um de seus objetivos, abrir mais espaço para a diversidade cultural dos territórios e de suas demandas.
Continue lendo “Carta política do 3º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente (SIBSA)”











