Como práticas de ocupação da Amazônia se repetem em diferentes momentos da história. Lúcio Flávio Pinto resgata um fato ocorrido em 1976 e, 50 anos depois, ele descreve como “os ocupantes das áreas amazônicas de floresta dão mais um passo para desafiar o poder público”
Por Lúcio Flávio Pinto, da Amazônia Real
Foi exatamente 50 anos atrás. Era 1976 e eu fazia reportagem sobre o projeto de colonização da construtora Andrade Gutierrez no sudoeste do Pará. Já havia obtido todas as informações sobre o empreendimento, que acabou não se consolidando nessa fase. Embora se declarasse disposta a não repetir os muitos erros da colonização oficial, dirigida pelo governo, quando os colonos começaram a derrubar árvores e procurar ouro, a Andrade desistiu do seu projeto.
Continue lendo “Depois do fogo, o que será da Amazônia?”










