“Sem Clima”: documentário fala de bancada ruralista e mudanças climáticas

De Olho nos Ruralistas lança nesta quinta, em SP, o filme “Sem Clima”; entre os temas, os projetos no Congresso que estimulam o desmatamento

Em De Olho nos Ruralistas

De Olho Nos Ruralistas lança na quinta-feira (30/03), às 19 horas, em São Paulo, seu primeiro documentário: “Sem Clima – uma República controlada pelo agronegócio”. Qual a relação entre a bancada ruralista e as mudanças climáticas? Com o Congresso que temos o Brasil será capaz de cumprir os pactos internacionais, como o Acordo de Paris?

Para tentar responder a essas perguntas o observatório entrevistou, durante sete meses, parlamentares e especialistas no tema. A equipe foi até Brasília conversar com os próprios ruralistas, mas acabou expulsa da sede da Frente Parlamentar da Agropecuária, uma mansão no Lago Sul, após entrevistar dois deputados. Por quê?

Como os ruralistas têm agido no Congresso e no Executivo? Que leis estão aprovando, que projetos (como aqueles relativos a licenciamento ambiental e terras indígenas) podem ameaçar os compromissos assumidos pelo Brasil? E o que pensam os parlamentares e lideranças críticos desse modelo do agronegócio e da mineração?

DEBATEDORES CONFIRMADOS

O lançamento terá como debatedores Adriana Ramos, diretora do Instituto Socioambiental (ISA), e Igor Fuser, professor do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Grande ABC.

O debate será realizado após a exibição do filme, que começa às 19h30. Também estarão na mesa Fabrício Lima, da TV Drone, e Alceu Castilho, coordenador do De Olho nos Ruralistas, que fará a mediação. Ambos são os diretores do documentário.

O evento será na Rua Conselheiro Ramalho, 945, Bexiga. A entrada é gratuita. A partir das 19 horas haverá recepção e lançamento da campanha De Olho nos Mil Parceiros – o observatório precisa de mil assinaturas para estender o projeto até abril de 2018.

A equipe está recebendo sugestões de exibição do documentário em outros pontos de São Paulo e em outros municípios. Caso haja interesse, envie um email para [email protected]. Ou entre na página do evento no Facebook.

Enviado para Combate Racismo Ambiental por Alenice Baeta.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

um × quatro =